Como se manter atualizado no mercado de TI

Noticia
A área de tecnologia da informação evolui muito rápido e os profissionais de TI precisam estar atentos às novidades. Internet das Coisas (IoT), Big Data e Cloud Computing são exemplos de inovações que despontaram nas últimas décadas e são muito comuns hoje em dia. Como elas estão em constante desenvolvimento, cursos, certificações, mentoria e networking devem fazer parte da rotina de quem quer se manter atualizado. Veja, a seguir, cinco dicas para não perder nenhuma evolução do mercado de TI.
O Dell Expert Network é um programa de relacionamento feito para profissionais de TI que possui uma ferramenta exclusiva e gratuita de treinamentos sobre soluções de tecnologia para participantes do programa, com possibilidade de certificação. Se você é um profissional de TI e quer ajuda da Dell para desenhar projetos de soluções para os seus clientes, ligue 0800 701 1293 ou acesse www.programaexpertnetwork.com.br.
1. Fazer parte de uma rede
Ter conhecimento técnico e um excelente currículo nem sempre é suficiente para conseguir um bom emprego. Por isso, tanto profissionais autônomos quanto aqueles que trabalham vinculados a uma empresa precisam investir em networking. Mantenha um bom relacionamento com colegas de profissão e clientes. Quando souber de alguma oportunidade de trabalho, compartilhe ou indique profissionais de confiança e que tenham o perfil adequado.
Além disso, grupos do Facebook e Telegram, por exemplo, são uma ferramenta útil para acompanhar as tendências do mercado. Os fóruns de discussão também são uma opção para tirar dúvidas e trocar experiências. Lembre-se de também contribuir com sua rede divulgando seu trabalho e compartilhando seus conhecimentos.
2. Seguir influenciadores
Acompanhe as redes sociais de pessoas influentes no mercado que possam contribuir com o seu desenvolvimento. Em geral, os influenciadores compartilham informações sobre lançamentos, tecnologias de ponta, boas práticas adotadas por grandes empresas etc.Escolha profissionais com quem você se identifica e demonstre admiração pelo seu trabalho — mas sempre mantenha uma postura profissional na abordagem. O LinkedIn é uma ferramenta importante para se conectar com os influenciadores. Você pode usar a plataforma para solicitar recomendações de competências, seguir empresas de seu interesse, participar de cursos e consumir artigos relevantes para sua área de atuação.
Procure também canais no YouTube que falem sobre assuntos do seu interesse, assim você se mantém atualizado e ainda assiste a conteúdos de qualidade gratuitamente. Outra dica é seguir essas pessoas no Twitter. Uma das principais vantagens do microblog é que a velocidade da informação é quase em tempo real, isso permite acompanhar as novidades de maneira mais rápida.
3. Participar de eventos
Eventos de tecnologia são uma ótima oportunidade para profissionais e estudantes conhecerem tendências, lançamentos e ainda fazer networking. Se você quer ficar antenado ao mercado é preciso se preparar para participar de eventos ao longo do ano. Webinars, simpósios, congressos e palestras são apenas alguns exemplos. Existem opções de eventos pagos, gratuitos, presenciais ou virtuais. Uma das vantagens desses eventos é que os participantes conseguem ter mais insights após ter contato com novas maneiras de pensar e de conduzir processos. Além disso, é possível ter uma perspectiva mais clara do mercado e das transformações que estão a caminho.
Participar de hackathons é uma maneira de se manter atualizado e ainda exercitar seus conhecimentos. Esses eventos reúnem desenvolvedores, estudantes, designers, programadores e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares em maratonas de trabalho. O objetivo é criar soluções e inovações tecnológicas para resolver um determinado "problema". Vale ressaltar que apesar de maioria dos hackathons serem presenciais é possível encontrar eventos online também.
4. Contar com um parceiro de TI
Uma opção interessante para profissionais autônomos é encontrar um parceiro de TI. Os programas de parceria são voltados para profissionais que fazem consultoria para outras empresas. Ao escolher um parceiro de TI o profissional, além de ter acesso às soluções tecnológicas daquela empresa, passa a contar com o apoio dela na sua rotina de trabalho. Muitas oferecem cursos online, treinamentos, certificações e ainda disponibilizam um canal de atendimento exclusivo para os participantes do programa.
5. Estudar muito
Para ter uma carreira de sucesso em qualquer área, é preciso se dedicar aos estudos. Por isso, invista em cursos, especializações, sejam eles pagos ou gratuitos, presenciais ou online. Diversas plataformas e sites especializados oferecem cursos de desenvolvimento de aplicativos, software e gestão de TI a distância e sem custos. Outra opção, mais econômica, é participar de projetos open source (de código aberto) para colocar em prática seus conhecimentos e interagir com outros profissionais.
Por fim, como na área de TI há muitos profissionais autodidatas, uma maneira de provar conhecimentos técnicos e práticos é investir em certificações — profissionais formados também podem usar esse recurso. Companhias internacionais como a Cisco, Oracle e Microsoft, por exemplo, oferecem cursos sobre suas plataformas. Os alunos são capacitados e submetidos a provas aplicadas por instituições de ensino nacionais credenciadas. O ideal é escolher certificações compatíveis com a sua área de atuação.
O setor de TI oferece inúmeras possibilidades, por isso, estabeleça metas profissionais e concentre seus esforços na área que pretende seguir. Dessa maneira, você se mantém atualizado e tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho.